domingo, 28 de junho de 2015

O dente é um produto da mastigação

O dente é um produto da mastigação




S
ilva Mello, um dos maiores médicos do século XX, argumentava que qualquer processo de mastigação que exija trabalho de grande intensidade constitui, no que diz respeito à saúde bucal – e, portanto, à saúde integral, pois não é senão a boca um resumo de todo o organismo humano –, constitui a mastigação, dizíamos, o fator mais importante, “pois o dente, como vimos, deve ser, antes de tudo, um produto direto da própria mastigação.”

O médico brasileiro cita o trabalho de J. D. King sobre os efeitos da mastigação:

 “Primeiramente, King estudou a questão no furão (Rutatorius furo), que se torna vítima da formação de tártaros e outros processos de parodeontose, quando não tem à disposição alimentos duros para mastigar, tais como ossos, tendões, cartilagens, etc. Dando-lhes, porém, quaisquer desses alimentos, tais processos de degeneração são evitados, ou corrigidos quando já existentes.”

Silva Mello ainda nos remete às memórias de A. von Haller:

“A. von Haller conta que na sua excursão pela África, indo da Nigéria para o Congo Francês, teve como empregado um rapaz de 17 anos, sadio, bem proporcionado de corpo, ao qual, numa refeição, deu um pedaço de carne cozida, dizendo-lhe que o resto era para os cachorros. Mas Haller admirou-se, vendo-o atirar quase toda a carne para os animais, guardando para si apenas a parte com osso, que se pôs a triturar com satisfação. O viajante avisou-o de que poderia quebrar assim os dentes, ao que respondeu, sorrindo, que, como os cachorros, sabia o que era bom. Mais tarde, quando deram em honra desse hóspede civilizado, raro naquelas regiões, uma festa com a assistência de mais de duas mil pessoas, não viu ele, por todos os lados, senão dentaduras brancas, perfeitas, esplêndidas, que sobressaíam pelo riso na fisionomia dos negros.”

Em um seu artigo intitulado Sobre a possibilidade de melhoria dos dentes pelo emprego de uma alimentação mais natural, ensina Silva Mello:


“...a mastigação atua como um excitante da produção da dentina, que se vai formando à medida que a erosão se processa, protegendo assim a superfície livre da coroa. O processo é tão poderoso que Price dele conseguiu tirar partido, fazendo a cárie retroceder graças à formação de dentina nas lesões já existentes. Isso por meio de uma alimentação rica de sais e vitaminas e que exigia mastigação intensa, habitual nos povos primitivos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário