sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Práticas (para além da alimentação) que fortalecem o sistema imunológico


Práticas (para além da alimentação) que fortalecem o sistema imunológico
Bob Ligon


A
 dieta é necessária, mas não suficiente para fortalecer o sistema imunológico. Descanso e sono reparador são também muito importantes. No meu dia a dia de terapeuta, constato que atualmente sono e descanso suficientes não são a regra geral. Todos estão abarrotados de tarefas. Hoje, as pessoas encontram-se cronicamente cansadas, exaustas, esgotadas, tudo contribuindo para minar a imunidade. Quando não descansamos adequadamente, nossas reservas de energia são requisitadas para darmos prosseguimento aos compromissos. E diminuição das reservas de energia significa enfraquecimento do sistema imunológico.
Com o propósito de estimular a circulação da energia e do sangue - e por consequência o fortalecimento do sistema imunológico -, a prática de exercícios moderados é muito bem-vinda. Uma combinação de exercícios aeróbicos leves, como a marcha rápida, e exercícios de alongamento e torções, como Yoga, Qi Gong ou Tai Chi, aumentará o poder imunológico. Escovar a pele ou esfregá-la com uma toalha previamente embebida numa mistura de água e sumo de gengibre ralado também estimulará a circulação do sangue e da energia.

Limpe duas vezes por dia as narinas com água salgada com a ajuda do Neti Pot (espécie de regador pequeno muito usado pelos praticantes de yoga para lavar o nariz). Isso manterá os seios nasais livres de poeira e outras partículas, sendo uma prática especialmente indicada durante as gripes e os resfriados.
A moderação na atividade sexual prevenirá o enfraquecimento do sistema imunológico. Ejaculações frequentes, no caso do homem, e gravidezes muito próximas uma da outra, no caso da mulher, são encaradas pela Medicina Chinesa como exemplos de uso excessivo da energia sexual. O nível de esgotamento e frequência dessas funções sexuais varia, evidentemente, de indivíduo para indivíduo.
Finalmente, concluo com algumas sugestões para o fortalecimento dos rins. Herman Aihara ressaltava com frequência a importância de manter os rins saudáveis. Na Medicina Chinesa, são os rins considerados a bateria ou a estação de energia que alimenta o corpo todo. Anos de experiência convenceram-me da importância de salvaguardar a vitalidade dos rins. São eles que determinam a saúde do sistema imunológico em particular e a saúde do organismo em geral.
FORTALECENDO OS RINS
·        Controle a ingestão de sal
                        A necessidade de sal varia de indivíduo para indivíduo
                        Um dos objetivos do uso do sal é realçar o sabor natural dos alimentos. Quando o prato apresenta sabor salgado é porque, em geral, abusou-se do sal. Por outro lado, quando o prato está sem sabor, é porque, em geral, lhe foi acrescentado pouco sal
                        O sal deve ser usado no cozimento, e não à mesa
·        Evite alimentos desidratados, crocantes e salgados – chips, crackers, pipocas – e pão em excesso (Lembre-se: o estômago precisa transformar todo alimento numa sopa homogênea.)
·        Caminhe – especialmente ao ar livre e ladeira acima. Caminhe descalço sobre a grama úmida do orvalho da manhã
·        Respire ar puro
·        Faça alguma atividade a ponto de transpirar – jardinagem, limpeza da casa, trabalhos manuais, exercícios aeróbicos ou sauna
·        Pratique exercícios de fortalecimento e flexibilidade – Pilates, Yoga, Tai chi, Qi Gong
·        Massageie-se – esfregue Tiger Balm no ponto de acupuntura R1, localizado bem na junção das duas dobras da parte superior da planta do pé. Se dobrarmos o pé para dentro, será mais fácil encontrá-lo
·        Tire uma soneca no final da tarde
·        Evite cafeína e açúcar
·        Aplique compressa de gengibre (ou bolsa de água quente) sobre a região lombar ao final da tarde ou à noite. Antes de dormir é uma boa ideia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário