sábado, 1 de outubro de 2016

A lição mais importante de Ohsawa


A lição mais importante de Ohsawa
 Herman Aihara
 


N

asci no Japão meridional. Aos nove anos mandaram-me a Tóquio para viver com meu tio e sua esposa. Como não tinham filhos, concordaram em adotar-me. Meus pais, que eram pobres de recursos, eram ricos de rebentos; e, em determinada altura da vida, tornou-se-lhes impossível sustentar a dezena de bocas que puseram no mundo.

A zona rural onde nasci era a própria imagem da tranquilidade – muito yin. Cresci sob a influência dessa atmosfera serena. Mas Tóquio era um centro industrial. Bem próxima à casa de meus pais adotivos havia uma fábrica, ou seja, havia agitação e barulho. E minha mãe adotiva ainda insistia em que eu ingerisse peixe nas duas refeições diárias. Fui tornando-me cada vez mais yang. Herdei uma constituição yin, mas adquiri uma condição yang. Esses dois extremos digladiavam dentro de mim. Eu não conseguia decidir que curso tomar. Se um dia acordava ledo, no outro despertava macambúzio. Por longo tempo sofri dessa esquizofrenia resultante da radical mudança em minha alimentação e circunvizinhança.

Quando terminei o colégio, as garotas tornaram-se uma obsessão. Passei a frequentar prostíbulos e salões de dança. Quando as tropas norte-americanas desembarcaram no Japão, o primeiro sinal de ocidentalização foi o surgimento dos salões de dança para o entretenimento de oficiais e praças. Febrilmente buscava eu esses salões. Embora eu ignorasse, tal conduta não era senão o resultado da mudança de minha condição. Internamente, eu interessava-me pelas coisas do espírito; externamente, eu só pensava no belo sexo.

Preocupado, meu tio decidiu casar-me. Escolheu ele uma garota e eu prontamente aceitei. Mas a partir daí os problemas começaram: é que, recém-casados, fomos morar com meus pais adotivos, e minha mulher e minha tia revelaram-se almas completamente incompatíveis. Minha esposa não era absolutamente feliz. Mas eu ignorava o quanto ela sofria, pois nada dizia para mim. Um dia ela deixou a residência de meus pais adotivos e tomou uma dose excessiva de comprimidos para dormir com o propósito de cometer suicídio. Foi encontrada morta poucos meses depois. A tragédia tocou-me fundo, e eu praticamente enlouqueci. A única coisa que me passou pela cabeça foi transferir-me para escola de Ohsawa. Eu tinha de encontrar uma forma de permanecer vivo.

Naquela época, a escola de Ohsawa contava com cerca de trinta estudantes. Aos estudantes cabia a execução de várias tarefas, desde a publicação e venda da revista O Governo Mundial, até a limpeza do prédio. Eu, porém, não conseguia fazer nada. Só tinha forças para comer, dormir e ouvir as preleções de Ohsawa. Eu era o mais vagabundo dos alunos. Mas agarrei-me às palestras de Ohsawa como um náufrago aos pedaços do barco destruído pela fúria do mar. Compreender a mensagem do Sensei era, para mim, questão de vida ou morte. Durante um mês eu escutei e escutei e escutei as palavras de Ohsawa. Durante um mês...

Mas passados os trinta dias, tudo compreendi de um salto: compreendi que não sou apenas este Eu Individual, mas parte do Eu Universal. Cada célula contém uma membrana que a separa das demais; mas, ainda assim, faz ela parte da comunidade de células que forma o nosso corpo. Nosso corpo, por sua vez, é separado do ambiente por uma membrana chamada pele, a qual, no entanto, não nos impede de pertencer à comunidade humana que habita o planeta Terra. E a Terra, isolada dos outros planetas pela camada atmosférica, uma espécie de membrana, não deixa de integrar a comunidade de planetas que constitui o Universo. Células, seres humanos, planetas, todos encontram limites num tipo de membrana; mas, em essência, não formam senão uma COMUM-UNIDADE.

Em sua escola, Ohsawa não ensinava como fazer cataplasma de inhame ou compressa de gengibre; não ensinava como selecionar os alimentos; não ensinava como cozinhar (algumas vezes, a comida era horrível). No Japão, eu nunca aprendi nada sobre yin e yang.

Mas eu aprendi uma coisa com Ohsawa: que o Eu Universal é o Eu Verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário