segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Preserve a Natureza?

 Preserve a Natureza?
L. C. Pinheiro Machado e L. C. Pinheiro Machado Filho


A
 campanha bem estruturada e vigente praticamente em todos os países – “Preserve a Natureza” –, mostrando plantinhas sadias em belas fotos e encerrando com uma mensagem subliminar atribuindo a responsabilidade da poluição aos humanos é uma solerte e capciosa mensagem das multinacionais, que, assim, se eximem da responsabilidade pela contaminação ambiental. Essa farsa encobre os verdadeiros culpados pela contaminação: as indústrias do Norte (USA e Canadá) e Europa, além do perdulário consumo dos carros norte-americanos, que contribuem com 25% de toda a contaminação. Com isto se oculta a verdadeira causa do problema.

Naturalmente, há situações pontuais em que o cidadão é agente do dano ambiental, o que é recriminável. Devem ser estimulados os hábitos de consumo moderados, evitando-se desperdícios e o lançamento de dejetos em locais impróprios.


Mas daí a pôr a culpa nos cidadãos pela poluição global é uma sutil campanha dos verdadeiros poluidores para se esquivarem de suas próprias culpas e responsabilidades, além da perversa consequência de colocar o cidadão como contraventor.

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