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campanha bem estruturada e vigente
praticamente em todos os países – “Preserve a Natureza” –, mostrando plantinhas
sadias em belas fotos e encerrando com uma mensagem subliminar atribuindo a
responsabilidade da poluição aos humanos é uma solerte e capciosa mensagem das
multinacionais, que, assim, se eximem da responsabilidade pela contaminação ambiental.
Essa farsa encobre os verdadeiros culpados pela contaminação: as indústrias do
Norte (USA e Canadá) e Europa, além do perdulário consumo dos carros
norte-americanos, que contribuem com 25% de toda a contaminação. Com isto se
oculta a verdadeira causa do problema.
Naturalmente, há situações pontuais em que o cidadão é agente
do dano ambiental, o que é recriminável. Devem ser estimulados os hábitos de
consumo moderados, evitando-se desperdícios e o lançamento de dejetos em locais
impróprios.
Mas daí a pôr a culpa nos cidadãos pela poluição global é uma
sutil campanha dos verdadeiros poluidores para se esquivarem de suas próprias
culpas e responsabilidades, além da perversa consequência de colocar o cidadão
como contraventor.
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