segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Chá de Feijão Azuki

Chá de Feijão Azuki
Michio Kushi


O
s feijões azuki são pequenos, vermelhos e mais yang se comparados aos demais. São eles originários do Japão, embora hoje cresçam também no Ocidente. Para a culinária do dia a dia, tolera-se o uso do falso azuki (alongado, graúdo e escuro); mas, quando o que se busca é o efeito medicinal, o autêntico azuki (esférico, pequeno e vermelho) faz-se então imprescindível.

O chá de feijão azuki é indicado para normalizar as funções renais e urinárias. Ele também ajuda a regularizar o movimento peristáltico. Problemas renais são frequentemente causados pelo consumo exagerado de laticínios. Nesse caso, surte mais efeito substituir o sal marinho pela alga kombu. Se nenhuma fonte de minerais é utilizada, você pode se sentir debilitado depois de alguns dias.

Para contrabalançar o consumo recente de grande quantidade de proteína animal, tome uma xícara de chá de feijão azuki por três ou quatro dias.  Para combater condições crônicas, tome a bebida diariamente, em dias alternados, ou ainda a cada três dias por três semanas, dependendo da situação.

1-    Coloque 1 ½ de feijão azuki numa caçarola com uma tira de aproximadamente 5 cm de alga kombu ( deixe a alga de molho durante a noite, e depois corte-a em pequenos pedaços).
2-    Adicione 6 xícaras de água e leve à fervura.
3-    Reduza a chama, cubra e deixe em fogo brando por 30 minutos.
4-    Coe e beba o líquido ainda quente.

Variações:

·       Para ajudar a dissolver pedras nos rins, adicione ¾ de xícara de daikon fresco ralado ao líquido logo após tê-lo coado. Beba-o e coma a polpa.
·       Para eliminar muco dos rins ou trato urinário, adicione ¾ de xícara de raiz de lótus fresca ralada, e proceda como mencionado acima. A raiz de lótus elimina qualquer estagnação, incluindo muco produzido pela ingestão de laticínios, açúcar ou gordura.

·       Caso seja necessário ingerir a bebida por vários dias, talvez seja interessante torná-la um pouco yin, adicionando-lhe um pingo de malte de arroz ou cevada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário