domingo, 5 de fevereiro de 2012

Consequências da Concentração e Centralização do Capital em Escala Mundial no Campo


Consequências da Concentração e Centralização do Capital em Escala Mundial no Campo
Roger Burbach e Patricia Flynn

                                           

“A produção já não depende da terra e da natureza. Quando os bezerros são levados para a invernada, para serem engordados, jamais veem pastos verdes. Milhares de cabeças de gado são amontoadas nuns poucos metros quadrados, onde são alimentadas com rações programadas por computadores. Para estimular a engorda e eliminar doenças, doses maciças de antibióticos e hormônios artificiais são colocadas nas rações ou injetadas nos animais. Milhares de bois passam diariamente por currais especiais que funcionam com a eficiência de uma linha de montagem. A produção avícula é hoje ainda mais semelhante a uma operação fabril.”

“Algumas das grandes empresas de alimentos, como a Ralston Purina, a Cargil e a Allied Mills, são responsáveis por gigantescas instalações aviárias que processam dezenas de milhares de galinhas por dia. Como na organização fabril, as chaves desta produção são a procriação especial, a alimentação intensiva enriquecida, os estímulos químicos (hormônios) e o controle de doenças.”

“O alimento passa na frente das galinhas imóveis, numa correia transportadora, enquanto ovos e excrementos são removidos em outras correias. A iluminação artificial supera o ciclo diário natural e mantém as galinhas em postura constante.”

“Também os laticínios estão sob a influência da industrialização. Até mesmo a biologia da vaca leiteira foi alterada. A procriação especial combinada com fórmulas de rações – hoje entregues por computadores em doses ‘personalizadas’ aos estábulos – levou ao aparecimento de vacas que produzem mais 75% de leite do que há trinta anos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário