domingo, 29 de março de 2015

Mastigação: o bem-estar físico


 Mastigação: o bem-estar físico
Dean Cooling



N
o opúsculo You are how you eat, lembra-nos Lino Stanchich que os animais mais resistentes do planeta – o boi, o touro, o elefante e o búfalo – são vegetarianos que mastigam muito bem seu alimento. Lino também, num dos momentos mais interessantes do impresso, participa-nos como a mastigação – esta prática intensificadora da vida – tornou-se o seu tema predileto.

Em 1943, seu pai, feito prisioneiro na Grécia, fora transferido para um campo de concentração na Alemanha. Era o campo contíguo a uma fábrica, onde os prisioneiros se viam forçados a realizar duras tarefas diariamente. Os invernos eram congelantes, enquanto escassas eram as roupas e a alimentação. Condições tão extremas forçaram o pai de Lino, Antonio, a desenvolver uma prática poderosa de mastigação.

A maioria dos prisioneiros tinha por ridícula a disciplina de Antonio de mastigar cada bocado de 100 a 200 vezes. Estava Antonio, porém, convicto de que o mastigar diligente o energizava e aquecia. Ele conseguiu convencer dois companheiros a participar de suas “sessões de mastigação”. Em 1945, quando os aliados chegaram ao campo de concentração, dos 32 prisioneiros do alojamento de Antonio somente três estavam vivos – o próprio Antonio e os dois que com ele praticavam a mastigação cuidadosa.

Instalada a paz, pai e filho se reencontraram, e Antonio narrou sua experiência a Lino: “Se estiveres fraco, com frio ou doente, mastiga cada bocado 150 vezes ou mais.” O conselho paterno ajudou o filho a enfrentar uma situação similar. Em 1949, quando tentava fugir da Iugoslávia, Lino foi capturado e condenado a dois anos de trabalhos forçados. Ele recorreu à técnica de mastigação de seu pai, a qual, além de lhe propiciar energia para sobreviver às condições adversas, infundiu-lhe coragem e confiança.

Também o pai da macrobiótica, George Ohsawa, atribui à mastigação o milagre e ter saído vivo dos cárceres do Japão durante a Segunda Grande Guerra. Dinamizando o alimento por meio da mastigação, Ohsawa foi capaz de extrair o máximo da deplorável ração oferecida pela prisão em que cumpria pena por suas atividades pacifistas durante o conflito mundial.

Mastigação: fábrica de enzimas

Em seu brilhante livro Chewing made easy, o veterano educador macrobiótico Alex Jack enumera os vários benefícios da boa mastigação. As glândulas parótidas, localizadas abaixo de cada orelha, quando estimuladas pela mastigação, liberam ptialina, enzima solúvel em água. Também conhecida como amilase, a ptialina alcaliniza, mineraliza e energiza os alimentos. Ela também contribui para a correta digestão dos carboidratos complexos, especialmente os cereais integrais.

A enzima ptialina ativa o sistema endócrino. Ela estimula as amídalas, e estas, por sua vez, estimulam o timo a produzir as importantíssimas células T, conhecidas por nos protegerem contra o câncer e por aumentarem nossa imunidade a toda sorte de doenças.

Outra enzima produzida pelas glândulas parótidas é a parotina*, a qual ativa o metabolismo celular e contribui para a regeneração dos órgãos e tecidos. Uma boa razão para mastigar bem é que tal prática maximiza nosso poder de cura.

A mastigação correta, diz-nos Alex Jack, reveste o alimento com uma saliva rica em enzimas. Este líquido valioso protege-nos contra vírus, bactérias e outros micro-organismos potencialmente danosos, bem como contra produtos químicos, radiações e toxinas encontradas nos alimentos. A saliva contém propriedades antivirais e antibactericidas que eliminam o estafilococo, o estreptococo, o HIV e outros micróbios extremamente perigosos. Os animais instintivamente conhecem as propriedades curativas da saliva, e lambem a si próprios quando feridos.

Mastigação e sistema circulatório

Por último, mas não menos importante, mastigar estimula o sistema circulatório. A mastigação atrai mais sangue para os músculos e o distribui por todo o corpo.

Daí o pai de Lino sentir-se mais aquecido quanto mais mastigava.

*Yosoji Ito. Parotin:  a salivary  gland hormone.





Nenhum comentário:

Postar um comentário