quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Caldo de Umeboshi

Caldo de Umeboshi
Michio Kushi




O Caldo de Umeboshi é produzido com ameixas japonesas (Prunus mume) frescas, e não com as desidratadas. Ameixas japonesas ainda verdes recém-colhidas são primeiro lavadas e depois acondicionadas em tonéis junto com folhas de shissô (Perilla frutescens) e sal marinho. Um peso é colocado sobre elas. Uma vez que as ameixas não foram desidratadas, seu sumo é abundantemente extraído com a ajuda do sal e da pressão exercida pelo peso. E logo se veem as ameixas cobertas pelo seu próprio líquido. Este líquido é também conhecido pelo nome de Vinagre de Umeboshi, embora quimicamente falando não tenha nada de vinagre. Mas, sendo ele muito ácido e salgado, pode, como tal, ser usado no lugar do vinagre. Em termos de qualidade, o Caldo ou Vinagre de Umeboshi é infinitamente superior ao vinagre comum.

Além de ser usado como tempero, o Caldo de Umeboshi apresenta efeitos medicinais semelhantes aos de outros subprodutos da ameixa japonesa. Ele estimula a digestão e a função intestinal.

Como usar o Caldo de Umeboshi

Beba um copinho (de sakê) de Caldo de Umeboshi. Se esta dose se lhe mostrar demasiado forte, misture 1 ou 2 colheres de chá de Caldo de Umeboshi a uma xícara de água quente e beba-a. Tal mistura estimulará a digestão e é particularmente indicada em casos de presença de bactérias nocivas no intestino (tifo, disenteria, qualquer putrefação).

Se cozinharmos por longo tempo o Caldo de Umeboshi, obteremos um líquido espesso muito poderoso no combate a qualquer intoxicação ou desequilíbrio digestivo. Ingira uma colher de chá do preparado ou misture a mesma quantidade com um pouco de água quente. De acordo com a nossa experiência, esta bebida revela-se um medicamento muito mais potente do que qualquer droga à venda em farmácias. Problemas estomacais, disenteria ou qualquer outro desequilíbrio intestinal, especialmente aqueles que surgem quando estamos viajando, desaparecem dentro de dois ou três dias se ingerirmos diariamente uma pequena quantidade desse preparado (talvez 2 a 3 ½ xícaras por dia).

As bebidas terapêuticas oriundas da ameixa umeboshi apresentam uma indiscutível vantagem sobre seus congêneres sólidos: elas atingem o duodeno e os intestinos muito mais rapidamente e quase sem sofrer alteração em suas propriedades. Os preparados sólidos, por sua vez, permanecem durante algum tempo no estômago, onde seus efeitos terapêuticos são gradativamente reduzidos sob a influência dos líquidos digestivos.

O tradicional Caldo de Umeboshi encontra-se à venda no Restaurante Metamorfose.



Nenhum comentário:

Postar um comentário