segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A Origem de Todas as Doenças

A Origem de Todas as Doenças
Carl Ferré



C
erta vez, um homem muito rico chamou Herman Aihara* à sua residência. Recebera o ricaço, havia alguns anos, orientações dietéticas do discípulo de Ohsawa. Coube a mim levar Herman ao encontro.

 Logo que chegamos, fomos convidados pelo anfitrião a explorar sua mansão de milhões de dólares e a visitar uma de suas casas noturnas na região mais valorizada da cidade.
Depois do passeio, o homem, enfim, dirigindo-se a Herman, desabafou:

- Mesmo seguindo estritamente suas recomendações, não obtive melhoras. Você advertiu que eu estava comendo demais. Reduzi, então, a quantidade de alimentos. Contratei ainda o melhor cozinheiro macrobiótico que o dinheiro pode comprar. Não observei, porém, resultado algum.

Herman respondeu-lhe:

- Desculpe-me por não me fazer entender. Eu quis dizer que você está acumulando muita coisa. A dieta é só uma pequena parte da cura. Venha, olhe-se no espelho. Você pode ver a carga pesada vergando seus ombros.

- De fato, contratei o melhor massoterapeuta da região e recebo massagem diariamente para aliviar esta tensão em meus ombros, confidenciou-nos o milionário.

 - Mas tratamentos sintomáticos não chegam à raiz dos problemas, lembrou Herman.

  - Oh, você está querendo dizer que eu tenho coisas demais e que devo doá-las. Pois saiba que trabalhei duro para consegui-las, e não estou disposto a me desfazer delas assim, sem mais nem menos, disparou sem muito pensar o ricaço.

- Você é feliz? encurralou-o Herman.

         - Muito feliz. Tenho tudo que quero, menos saúde – e é por isso que estou gastando uma fortuna com você!

          - Sua saúde e sua felicidade são responsabilidade sua, replicou com firmeza Herman. Você só precisa pagar pelas sugestões que considera úteis. Tudo o que posso dizer é que você está acumulando muitas coisas, e isso cria um bloqueio. Você teme que alguém possa roubá-lo. Você se preocupa o tempo todo com isso. É esta a razão por que vive instalando sistemas de segurança aqui e em suas casas noturnas. A raiz de seus problemas é o acúmulo de bens.

                Nessa altura da conversa, o milionário pediu a Herman que caminhassem a sós. Herman jamais me contou sobre o que conversaram; mas até hoje acho que o bloqueio que aquele homem criou para si próprio era tão poderoso, que a ideia de desapego tinha pouca chance de medrar em sua alma.

               Em contraposição a essa história, narro-lhes outra, que aconteceu muito anos atrás.

                Um dia, Herman pediu-me que convidasse um seu conhecido para o nosso encontro anual:

                 - Convide-o, ele é a pessoa mais pobre que conheço.

                 Dias depois, perguntando-me Herman se eu havia convidado o sujeito, respondi:

                  - Sim, mas ele ficou vinte minutos ao telefone contando prosa.
                  - É, ele é um sujeito muito pobre, insistiu Herman.

                  - Se contar prosa durante vinte minutos é sinal de pobreza, já não sei o que significa ser pobre, argumentei.

                   - Espere até ele chegar: verá com seus próprios olhos, vaticinou Herman.

                   Quando o “pobretão” apareceu, a primeira coisa que fez foi presentear a Herman com uma vara de pescar tinindo de nova. Imediatamente compreendi o que levava Herman a considerá-lo pobre. Segundo Herman, podre é o homem que está sempre dando ou dividindo o que recebeu.

                    Quando damos mais do que recebemos, conectamo-nos com o mistério (Deus). Quando retemos mais do que necessitamos, afastamo-nos dele. E este afastamento é a raiz de todas as doenças.

                    O homem da segunda história era saudável e feliz.

                    O da primeira, doente e infeliz.

*Terminada a Segunda Grande Guerra, com o suicídio da mulher, e à beira da loucura, Herman Aihara encontra refrigério para a alma nos ensinamentos de George Ohsawa, os quais, naquela quadra do século passado, enfatizam, não a dietoterapia, mas o desapego e a dissolução do ego.





                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário