sábado, 29 de novembro de 2014

Aprendendo um pouco sobre o chá japonês (2ª parte)

Aprendendo um pouco sobre o chá japonês (2ª parte)






Bancha
Este chá é mais yang que o chá verde. Normalmente não há necessidade de tostar as folhas, pois assim, tostadas, é que são comercializadas. Entretanto, se se apresentarem úmidas, é importante tostá-las outra vez.

Prepare este chá num pote de barro. Coloque de 1 a 2 colheres de chá das folhas no fundo do pote. Verta sobre elas 4 xícaras de água fervente. Deixe descansar por 5 ou 10 minutos. Você pode variar a quantidade de folhas e o tempo de preparação até encontrar a combinação que o satisfaça. Em vez de descartar as folhas após cada preparação, simplesmente adicione folhas novas às já utilizadas e terá um novo chá. Você pode repetir a operação até que no fundo do pote as folhas alcancem a altura de 2,5 cm. Dispense-as e comece tudo de novo. É melhor não ferver o bancha, pois a fervura produzirá um chá com sabor muito forte. Além disso, ferver as folhas não é nada econômico, já que todo o sabor é delas extraído de uma única vez. Mantendo o chá abaixo do ponto de ebulição, você pode reutilizar as mesmas folhas para fazer um chá fresco. Contudo, se o objetivo é aplicar o bancha externamente, fervê-lo durante 5 ou 10 minutos é o que se recomenda.

Bancha é a bebida do dia a dia macrobiótico. Ele estimula a digestão e nos mantém enraizados.

Kukicha (Chá de Gravetos)
Kikucha é mais yang do que o bancha. Deve ser ele preparado numa chaleira. Após a ebulição, deixe em fogo brando por no mínimo 10 minutos. Ele quase não contém cafeína, podendo, portanto, ser consumido por crianças. Com propósitos medicinais, você pode ingeri-lo com uma pitada de sal marinho ou gersal, ou ainda com um pingo de molho de soja.

Kikucha tem um efeito alcalinizante sobre o sangue, fortalecendo-nos e revigorando-nos quando nos sentimos cansados. Por outro lado, apresenta ele um efeito sedativo nos casos de insônia. Ele alivia a náusea e a gastrite. Kikucha constitui uma excelente bebida diária para aqueles que sofrem de nefrite, infecções da bexiga, neurastenia, doenças do coração, indigestão e fadiga generalizada.

Bō-cha (Chá das Hastes)
Este chá é mais yang do que o bancha e o kikucha. Ele não contém cafeína. Você pode prepará-lo em fogo médio ou brando.

Bō-cha é permitido em qualquer condição.

Ryoku-cha (Chá Verde)

O chá verde é mais yin do que os chás anteriormente analisados. Ele não deve ser fervido. Coloque ½ colher de chá de ryoku-cha num pote de cerâmica. Verta 1 xícara de água quente sobre o chá e deixe descansar por 3 ou 5 minutos. Coe. Este chá ajuda a dissolver e descarregar a gordura animal e a reduzir o alto colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário