sábado, 16 de novembro de 2013

Revisão do Juramento Médico

Revisão do Juramento Médico

Este Juramento mais abrangente foi elaborado pelo Dr. Leo Rebello em 2003, pois o Juramento de Hipócrates, após muitos séculos de existência, está parcialmente ultrapassado. Este Juramento revisado foi amplamente circulado, aceito e elogiado

O dia 1º de julho é celebrado em todo o mundo como o Dia do Médico. Esse dia costuma passar em branco. Muitos médicos esqueceram o Juramento de Hipócrates ou o humanismo. Assim sendo, eu gostaria que os médicos prestassem o seguinte juramento para que se lembrem do quanto sua profissão é importante. Médicos, por favor, repitam comigo:



Eu, _____________, juro neste dia solene que:
Não receitarei medicamentos e exames desnecessários a meus pacientes.
Não darei conselhos errados.
Não cobrarei quantias exorbitantes, nem aceitarei comissões nem presentes.
Não prejudicarei crianças com inoculações de vacinas, pois poluem seu sangue levando a doenças graves no futuro.
Não receitarei medicamentos letais como antirretrovirais, quimioterapia, ou ministrarei terapia eletroconvulsiva a meus pacientes.
Não recearei nenhuma autoridade, não forjarei registros médicos, nem apresentarei testemunho falso.
Não explorarei meus alunos.
Não manipularei pesquisas ou seus resultados para obter subvenções.
Eu, _____________, afirmo, solenemente que:
Se eu não conseguir tratar uma doença, não direi que AIDS, câncer ou diabete não têm cura.
Direi ao meu paciente que deve tentar outros sistemas de medicina.
Tratarei os praticantes de outros sistemas médicos com respeito e não direi mentiras deliberadas para provar minha importância.
Estudarei terapias holísticas para aumentar meus conhecimentos.
Não direi, nem mesmo por descuido, que HIV = AIDS = morte, ou que o câncer não pode ser tratado.
Não assustarei meus pacientes com comentários, opiniões ou conselhos desnecessários.
Ainda me lembro das palavras de Hipócrates: “Deixe a alimentação ser o seu remédio” e, portanto, recomendarei frutas e verduras frescas e uma boa alimentação para os meus pacientes — no lugar de tônicos, xaropes, multivitaminas sintéticas, principalmente para crianças.
Não realizarei cirurgias, a menos que sejam absolutamente necessárias e não me dedicarei a práticas como a amniocentese, implantes de silicone ou lipoaspiração.
Trabalharei para a interdição das experiências inúteis e cruéis com animais, realizadas em nome da medicina.
Participarei de workshops, seminários e congressos às minhas próprias custas ou bolsa de estudos (não financiadas pela indústria farmacêutica) para aprimorar meus conhecimentos e falarei de acordo com a minha consciência, caso seja convidado a falar ou presidir.
Eu, _____________, finalmente, reconheço e afirmo que assumo grande responsabilidade pelo bem-estar das pessoas e que irei realizar minha árdua tarefa com o máximo de dedicação.
Isso eu juro em nome de Deus neste solene Dia do Médico e repetirei este juramento diariamente para não esquecer que estou exercendo a profissão divina de curar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário