quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Importância da Movimentação


A Importância da Movimentação
Tomio Kikuchi

O movimento é fonte de vida, energia, força, trabalho, expressão e beleza autênticas. O movimento, no entanto, para ser útil e efetivo, pede um princípio. Não deve ser executado indiscriminadamente, em qualquer direção, de qualquer maneira. O homem moderno busca compensar suas péssimas condições de vida lançando-se à prática indiscriminada de diferentes ginásticas. Ginásticas que, quase sempre, fortalecem seu desequilíbrio; ginásticas insuficientes, incompletas, sofisticadas e onerosas. Ginásticas que fortalecem a sua fraqueza.
A movimentação autêntica deve produzir flexibilidade e agilidade; deve poder ser realizada por qualquer pessoa, ricos e pobres, homens e mulheres, velhos e crianças, em qualquer lugar e em qualquer hora; deve promover o desenvolvimento harmônico, global e proporcional; deve atingir não só a musculatura, mas trabalhar tendões, nervos, ossos e, principalmente, todas as funções orgânicas conjuntamente; deve capacitar o homem para qualquer tipo de trabalho, braçal ou intelectual.
O corpo humano se fortalece naturalmente através do movimento. Sem movimento, o corpo humano enfraquece.
O coração, os pulmões, o aparelho digestivo, os rins, a musculatura, a circulação, as articulações, o sistema nervoso, o metabolismo hormonal, o fígado, o esqueleto, os quadris e os pés rapidamente se ressentem da falta de exercícios e movimentação.
A respiração, a alimentação e o movimento são os três elementos fundamentais e indispensáveis, a trindade essencial, para que se mantenham as condições básicas da vida.
Por isso, quem não pratica diariamente o exercício necessário nunca poderá adquirir a força de reserva latente para alcançar a autorrealização, ainda que consuma a quantidade e qualidade ideal de alimentos naturais.
A única solução para a atual crise de degeneração da humanidade é a execução imediata de exercícios dentro da vida cotidiana, regenerando a estrutura interna e as funções orgânicas juntamente com a respiração profunda e a alimentação criteriosa.
As doenças da civilização moderna, em sua maioria, são causadas pela falta de exercícios físicos, e nunca poderão ser curadas através de tratamentos paliativos, que omitem a importância fisiológica e biológica da respiração epidérmica, a transpiração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário