Características das Dietas Tradicionais dos Povos Não Industrializados*
1- Das dietas dos saudáveis povos não industrializados não fazem parte alimentos refinados ou desnaturados, tais como açúcar branco e xarope de milho; farinha branca; enlatados; leite pasteurizado, homogeneizado, desnatado ou desengordurado; óleos vegetais refinados e hidrogenados; suplementos proteicos; vitaminas artificiais e aditivos tóxicos e corantes.
2- Todas as culturas tradicionais consomem algum tipo de proteína animal e gordura de peixe ou outro fruto do mar; aves da terra e da água; animais da terra; ovos; leite e produtos do leite; répteis; e insetos.
3- Comparadas à dieta norte-americana típica, as dietas primitivas contêm pelo menos quatro vezes mais cálcio e outros minerais, e dez vezes mais vitaminas lipossolúveis presentes nas gorduras animais (vitaminas A, D e K₂).
4- Em todas as culturas tradicionais, alguns produtos animais são consumidos crus.
5- As dietas primitivas e tradicionais dispõem de um conteúdo enzimático impressionante derivado de produtos lácticos crus; carnes e peixes crus; mel cru; frutas tropicais; óleos extraídos por pressão a frio; vinhos e cervejas não pasteurizados; e vegetais, frutas, bebidas, carnes e condimentos fermentados e preservados naturalmente.
6- Sementes, grãos e castanhas são deixados de molho, germinados, fermentados ou naturalmente levedados a fim de neutralizar os antinutrientes que contêm, tais como ácido fítico, enzimas inibidoras, taninos e carboidratos complexos.
7- O conteúdo total de gordura das dietas tradicionais varia de 30% a 80%, mas somente cerca de 4% das calorias provêm dos óleos polinsaturados presentes naturalmente em grãos, leguminosas, castanhas, peixe, gordura animal e vegetais. O restante das calorias provenientes de gordura é obtido de ácidos graxos saturados e monossaturados.
8- As dietas tradicionais contêm quantidades aproximadamente iguais de ômega 6 e ômega 3.
9- Todas as dietas primitivas contêm sal.
10- As culturas tradicionais consomem ossos de animais, normalmente na forma de caldos ricos em gelatina.
11- As culturas tradicionais preocupam-se com a saúde das futuras gerações, fornecendo às gestantes e crianças em fase de crescimento alimentos ricos em nutrientes especiais; estimulando as crianças a ser independentes; e ensinando aos jovens os princípios de uma dieta saudável.
* Texto elaborado pela The Weston A. Price Foundation.
Nenhum comentário:
Postar um comentário