terça-feira, 21 de junho de 2011

Sal, função dos rins e banhos de sal

Metamorfose 13
Publicação do Restaurante Metamorfose Alimentação Recondicionadora Autêntica
Rua Santa Luzia 405/207, Castelo, Rio de Janeiro. Tels.: 2262-6306 e 2532-0084
Edição, redação, revisão e tradução: Laercio de Vita

Sal, função dos rins e banhos de sal
                                                                                                                                         por Herman Aihara

Há cerca de vinte anos, decidimos, minha mulher e eu, divulgar nosso trabalho para além dos limites da Califórnia. Para tanto, voamos do Texas a Toronto, de Miami a Vancouver. E assim o fizemos por cinco anos, reservando dois meses a cada verão. Durante as viagens, ceávamos em casa dos organizadores dos eventos. Invariavelmente, a sopa de missô que nos serviam, sabia-me insossa. Perguntando-lhes por que não a temperavam com mais missô, obtinha eu a instantânea resposta: eram eles muito sensíveis ao sal, por conta da constituição mais yang, se comparada à dos japoneses. Contudo, após anos de prática macrobiótica, a sopa de missô desses mesmos indivíduos transformou-se gradualmente e assumiu o estilo mais forte que tanto aprecio. Considero tal mudança admirável.

Em minha longa prática de orientador macrobiótico, topei com várias pessoas que diziam estar seguindo uma dieta sem sal por conselho médico. Na verdade, havia um temor generalizado com relação ao sal. A revista Time chegou mesmo a publicar um artigo taxando o sal de inimigo número um da saúde pública. A reportagem baseava-se na crença de que o sal causava pressão alta, ignorando completamente os estudos do Dr. William Conners da Oregon Health Sciences University. O Dr. Conners havia provado que o sal pode, ao contrário, reduzir a pressão alta, e que dietas sem sal são ineficazes nesses casos. Pode-se, a partir daí, deduzir a presença de outro fator nas ocorrências de pressão alta.

Alguém que aderiu a uma dieta com pouco ou nenhum sal – ao menos foi isso que verifiquei em décadas de orientação - sofre frequentemente de um ou mais dos seguintes sintomas: insônia, dor nos rins, fadiga, infecções crônicas, ausências de sucos digestivos no estômago ou sintomas alérgicos. Tais sintomas, afirmo fundamentado em minha experiência com doentes, advêm de uma única condição, a saber, debilidade renal. Se alguém permanece numa dieta com pouco ou nenhum sal por longo tempo, os rins enfraquecem. O mesmo fenômeno se verifica com quem, há bastante tempo, vem ingerindo carne ou alimentos salgados. Também quem ingere, bebe ou inala produtos químicos desenvolve debilidade renal. Em suma: nossos rins perdem a potência quando ingerimos muito ou pouco sal, e ainda quando entramos em contato com produtos químicos. Resta assinalar que os rins também se arruínam pelo consumo exagerado de líquidos.

Mas que prejuízos advêm de rins debilitados? Que papel exercem esses órgãos em nosso organismo?

O organismo produz resíduos quando carboidratos, proteínas e gorduras são metabolizados. Além disso, a morte de 280 mil células a cada segundo também produz substâncias residuais. Se estes resíduos permanecem no corpo, os fluidos corporais tornam-se ácidos, o que prejudica a função de nervos e órgãos vitais.

A composição (qualidade) e o volume (quantidade) do sangue têm de permanecer sempre constantes. Se o volume de sangue não se mantém constante, a circulação pode falhar. Pouco sangue circulando implica definhamento e morte de nossas células. Se, por outro lado, o volume sanguíneo é muito alto, o coração se ressente e pode entrar em colapso. Devemos também lembrar que o sangue tem de ser utilizado repetidas vezes. Algum sangue é eliminado e substituído, mas não muito, o que nos leva a concluir que deve ser ele, a fim de manter constante sua composição, purificado.

As funções corporais não podem ser interrompidas, nem sequer por um minuto, a fim de que o sangue seja filtrado. Todos os reparos e ajustes com relação ao sangue devem ser feitos enquanto o “motor” está em funcionamento. Podem vocês imaginar alguém dirigindo ao longo da rodovia ao mesmo tempo que repara o veículo? Pois os rins realizam algo semelhante.

O sangue se introduz nos rins, passa por vários canais e tubos e circula por tecidos e membranas que reabsorvem água, minerais e glicose. Num adulto, 125 mililitros de plasma são filtrados por minuto pelos rins, cerca de 180 litros por dia, dos quais 178 devem ser reabsorvidos.

 Rins debilitados indicam que as membranas se tornaram impotentes e não conseguem reabsorver substâncias essenciais como, por exemplo, minerais. Assim, muitas dessas substâncias essenciais são perdidas. As membranas enfraquecem por causa do excesso de trabalho exigido dos rins, quer pela presença de muito líquido no organismo, quer pela presença de muitos resíduos.

Outra função dos rins, relacionada à absorção de minerais, é manter uma condição alcalina no sangue. Cálcio, magnésio, potássio e, principalmente, sódio têm de ser reabsorvidos pelos rins para manter a alcalinidade do sangue. Se os rins se encontram enfraquecidos, como descrito acima, esses minerais se perdem na urina. Se, por outro lado, alguém vem seguindo uma dieta com pouco ou nenhum sal, pode ser que não haja sódio suficiente no organismo para manter a alcalinidade sanguínea, o que provavelmente levará a uma condição ácida. E um sangue ácido é terreno propício a várias enfermidades.

A fim de restabelecer as funções dos rins, recomendo o seguinte:

1)                 Compressa de gengibre sobre os rins todos os dias;
2)            Reduzir o consumo de sal por um mês, e então aumentar gradualmente (para aqueles que vêm ingerindo muito sal);
3)                 Caminhar descalço sobre a grama no início da manhã, quando o orvalho ainda cai. Isso estimula um ponto importante do meridiano dos rins localizado na sola dos pés;
4)                 Trabalhar duro ao ar livre para induzir o suor;
5)                 Banho com areia da praia (cubra todo o corpo com ela);
6)                 Banhos de sal.


Como e por que tomar banho de sal

Para tomar um banho de sal, adicione cerca de 900 gramas de sal numa tina com aproximadamente 90 litros de água quente. Dado seu alto valor, não é necessário usar sal marinho macrobiótico. Use um produto mais barato. Não se preocupe: o sal não penetrará em seu corpo.

A relação de 900 gramas de sal para 90 litros de água corresponde a uma solução salina a 1%. A concentração de sal desta solução é mais alta do que a encontrada nos fluidos orgânicos, que normalmente apresentam uma solução salina a 0,85%. Esta diferença de concentração gera o que denominamos pressão osmótica (pressão que a água exerce para penetrar na solução mais concentrada). A pele é semipermeável à água, mas não às outras substâncias (minerais, glicose, etc.). A água flui, portanto, do corpo para a tina. Considerando que o volume de fluidos é reduzido, ao mesmo tempo que nenhum mineral é perdido, a concentração de sais no organismo, especialmente sódio, aumenta.

Deixe-me explicar como isso acontece. Se temos 10 partes de sódio para 100 de água, a concentração de sal é de 10%. Se, com a ajuda de um filtro, reduzimos a quantidade de água para 50 partes, retendo porém as 10 partes de sódio, a concentração de sal aumenta para 20%; ou seja, a concentração de sal dobra, ainda que nenhum sal seja adicionado. De modo similar, o banho de sal aumenta a concentração de minerais nos fluidos orgânicos sem que haja a necessidade de ingerir mais sal (algo que pessoas com os rins debilitados não podem fazer).

Outra razão por que recomendo banhos de sal é que a solução alcalina do banho atrai os ácidos do corpo, expulsando-os do interior do organismo para lançá-los na tina. Isso ajuda a alcalinizar os fluidos corporais sem agredir os rins já cansados.

Finalmente, recomendo banhos de sal para pessoas com insônia. O aumento de concentração de sódio nos fluidos corporais graças aos banhos de sal relaxa o sistema nervoso. Muitas pessoas com insônia deixaram de lado os medicamentos e começaram a dormir bem depois dos banhos de sal.

Para fazer o banho de sal:

Adicione 900 gramas de sal grosso numa tina com 90 litros de água quente e permaneça dentro dela de 20 a 30 minutos. Repetir todos os dias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário