quinta-feira, 29 de maio de 2014

A Arte de Enfiar o Pé na Jaca

A Arte de Enfiar 
o Pé na Jaca
                                                  Herman Aihara



P
ara a macrobiótica, até mesmo as escorregadelas devem proporcionar alegria. Mas para que isso aconteça é necessário dominar a Arte de Enfiar o Pé na Jaca. Em que consiste essa arte? Primeiro em jamais se sentir culpado. Sentimentos de culpa trazem mais danos à nossa saúde do que as escorregadelas propriamente ditas.

Embora tenha prometido nunca fazê-lo, Gandhi um dia ingeriu carne. Por um longo tempo sentiu-se culpado. Vá lá que ficasse envergonhado por não ter conseguido manter a palavra... Mas culpar-se? Sentimentos de culpa só brotam em terreno arado pelo dualismo. Quem vive em Deus jamais conhece esse estado da alma. (Admito, no entanto, que não é fácil chegar a uma visão unificadora da vida; logo, não se sinta culpado por sentir-se culpado).

Ingerir alimentos extremamente yin também fortalece o sentimento de culpa. Coma, portanto, a menor quantidade possível de bolos, tortas, refrigerantes, café, vinagre, álcool, frutas, etc.

O próximo passo é não farrear sozinho. Num festim com amigos, é bem mais fácil comer menos.

Em terceiro lugar, nunca coma três extremos, quer yin quer yang, consecutivamente. Podemos até ingerir sorvete e café, mas nunca sorvete, café e frutas; peixe e missoshiru, mas não peixe, missoshiru e queijo.

A última dica é não comer alimentos muito yin ou gordurosos três dias seguidos. Certa vez fui a Los Angeles para uma série de palestras. Terminado o evento, visitei um congresso de alimentação natural onde, por três noites consecutivas, me rendi ao cheesecake da vitrina. Qual não foi minha surpresa quando, no dia seguinte, no meio de uma conferência em San Diego, perdi completamente a voz. E levei quase uma semana para me recuperar daqueles cheesecakes! Se os tivesse comido apenas duas noites seguidas, não teria passado por aquele constrangimento.

Em suma, convidado para uma festa ou encontro, não tenha medo de comer o que lhe oferecerem. Uma escorregadela apenas não vai matar ninguém! É melhor manter um amigo que uma dieta. Não há dúvida de que a dieta é importante, mas segui-la de maneira inflexível não é nada sábio.

Se você dominar a Arte de Enfiar o Pé na Jaca, certamente sofrerá menos.

N.T.: A Arte de Enfiar o Pé na Jaca, ao que tudo indica, é das mais difíceis. O próprio Aihara não conseguiu dominá-la completamente, vindo a naufragar em viagem patrocinada por café e donuts.


Nenhum comentário:

Postar um comentário